sexta-feira, 11 de junho de 2010

Curiosidade

TREM CHINÊSO
Trem que nunca pára em uma estação: Como conseguir embarcar e desembarcar do trem em alta velocidade que nunca pára? Uma inovação dos chinêses. Nenhum tempo perdido.
O trem se move todo o tempo. Há 30 estações entre Beijing e Guangzhou. Se ficar parando e acelerando novamente, em cada estação, desperdiçará muita energia e tempo. Meros 5 min de parada por estação (com pessoas idosas e deficientes que não podem ser rápidas no embarque e desembaque) resultará em uma perda total de 5 min x 30 estações ou 2.5 horas de tempo de viagem do trem!
O Chinês bastante inovador está propondo um novo conceito. O passageiro em uma estação embarca em uma espécie de vagão conector que se acoplará ao teto do trem, até chegar a proxima estação. Quando o trem chega a uma estação, reduz a velocidade, conecta o vagão conector no teto e desconecta o que havia pego na estação anterior. Com o trem em movimento, os passageiros que embarcaram descem para o corpo principal do trem, e os que irão desembarcar na próxima estação, sobem para bordo do vagão conector no teto do trem.Veja o clipe vídeo anexo.

Reflexão do Dia